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Letícia Costa Pereira - Social Media / Design
06 de Abril de 2017

Por que sua empresa deve fazer parte das redes sociais?




Para começar, faça a si mesmo a pergunta: por que não usar as redes sociais? É muito mais fácil ir contra a lógica para definir então a lógica correta sobre sua presença digital.

Antes de mais nada, saiba que de acordo com matéria publicada no OLHAR DIGITAL, 55% dos brasileiros acreditam que o Facebook é a internet. Quando querem fazer alguma reclamação, sugerir algo, elogiar ou tirar dúvidas, onde vão primeiro? Redes Socias! Onde geralmente consomem noticias além da TV? Redes Socias! Qual meio mais rápido se conseguir atingir o público ideal com campanhas? Redes Socias! Para saber mais sobre a reputação de uma empresa ou se ela realmente existe? Redes sociais! Somente por estes motivos bastam para você ter um perfil nas redes sociais, mas caso ainda não tenha se convencido, confira então mais essas informações:

  • 1. É um canal de fácil contato com seus consumidores, sendo alguns utilizados até como SAC. O melhor dessa tecnologia são as respostas rápidas, que promovem uma solução para o cliente, satisfazendo-o;

  • 2. É possível posicionar sua empresa com autoridade no mercado, mas para isso será necessário fornecer um conteúdo de qualidade e atualizado;

  • 3. Ajudam a compor um bom "mix de marketing";

  • 4. De acordo com o site Smart Insights (http://www.smartinsights.com/social-media-marketing/social-media-strategy/new-global-social-media-research/), a internet possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em diversas plataformas por dia, com uma previsão de crescimento de 10% ao ano;

  • 5. É possível descobrir, através das métricas obtidas no Analitycs dessas plataformas, quem é o seu público digital, quais são os horários de pico dos acessos às redes sociais, as preferências, entre outros;

  • 6. Com as redes sociais você pode responder diretamente a seu público, individualmente e de maneira generalizada, sintonizando sempre do “tom” que irá escrever;

  • 7. Pode criar um aumento de tráfego para seu site impulsionando o mesmo;

  • 8. Pode usar e abusar dos diversos modelos de postagens como vídeos, gifs, memes, tendências do momento, imagens, fotos da empresa e dos empregados, processos de trabalhos, fotos de produtos, etc, podendo até mesmo linkar com o seu site. Criação de eventos, promoções, oferecer condições especiais para esses clientes, existe uma infinidade de interações a serem criadas;

  • 9. Sua marca estará presente na “rotina”dos seus clientes;

  • 10. Deu algum problema com suas campanhas? Boatos sobre seu negócio? Algum mal entendido? Os meios sociais são uma das melhores maneiras de se retratar com seus clientes. É fundamental que você esteja preparado para lidar com situação de crise para que ela não se volte contra você;

  • 11. Se você optar por utilizar as redes sociais para divulgar sua campanha, a segmentação poderá ser elaborada com mais facilidade (sexo/ idade/ bairro/ cidade/ estado) devido as métricas das redes sociais, fazendo com que ela fique totalmente relevante para seu negócio;

  • 12. A velocidade é uma ótima aliada. A primeira coisa que a maioria das pessoas fazem ao acordar é acessar a internet e olhar o Facebook e o WhatsApp. Então uma ótima estratégia é lembrar que a sua informação irá chegar com velocidade para o consumidor, no horário desejado e com a mensagem correta que você quer passar. Outra forma que essa “velocidade” poderá ser utilizada é criar uma relação de imediatismo em suas campanhas, como por exemplo: SOMENTE PARA OS 10 PRIMEIROS ou então SOMENTE PARA QUEM LIGAR ATÉ 12:00h;

  • 13. A concorrência poderá ser monitorada! Você irá saber com mais facilidade o que seus concorrentes postam, o que os consumidores dizem sobre sua marca, como os avaliam, elogios ou reclamações, etc. Dessa forma, pode-se criar uma campanha para ser melhor que a concorrência e atrair o público do mesmo.

Lembre-se também que, por mais que essas ferramentas sejam gratuitas, precisam de investimento para obter retorno!!!

Sendo assim, devemos estar presente nas redes sociais, não em todas, apenas nas quais o nosso público e conteúdo se encaixa.

Escrito por: Letícia Costa, Social Media.