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Renata Paz - Diretora de Criação e Planejamento da MegUp Propaganda
26 de Abril de 2017

VENDER NÃO VENDE MAIS




"A chave da capacidade de vendas não está na venda de coisas, mas na venda de soluções

John H. Patterson (fundador da NCR (National Cash Register))


O MUNDO ESTÁ MUDADO!!! Preste bem atenção nesta frase!!!

A tecnologia hoje nos permite ter acesso a muitas coisas. A internet nos oferece todo tipo de informação, sobre qualquer assunto de qualquer lugar do mundo. Diferentes mercados fornecem um portfolio de produtos que resolvem uma mesma necessidade, mas não auxiliam o consumidor a diferenciar cada um, conforme suas funções específicas. Isso faz com que as pessoas façam suas escolhas em cima de preço, pois nem toda marca está preocupada em mostrar seu benefício de forma clara, objetiva e criativa.

As marcas com verba de investimento, partem para a televisão, investindo milhões em propagandas no “horário nobre”, mas não percebem que hoje, cada pessoa tem um ritmo e que cada um faz o seu “horário nobre”. As famílias não se sentam mais à mesa para jantar juntas, muitos pais hoje estabelecem rotinas diferenciadas indo para faculdade, ou para academia e deixam seus filhos em atividades como balé, futebol ou inglês. Hoje todas as pessoas se programam para ir em busca do que lhe serve melhor, de acordo com seus horários. Não existe mais nada que te impeça de fazer o que é mais importante para você mesmo. Hoje quem manda é o consumidor e cada vez mais empresas e profissionais de marketing tem que se desdobrar para entender esta nova visão de mercado.

Para quem viveu na época de ouro da propaganda para ver Washington Olivetto e Nizan Guanaes em cena, produzindo propagandas fantásticas como “Meu primeiro sutiã”, o “Garoto Bombril” e “Tum, tum, tum…Quem bate? É o frio”, jamais iria imaginar tanta inversão de valores como os de hoje. A televisão hoje é a Netflix e o Youtube. Para que assistir a novela ou a minissérie no horário que a televisão estipulou, se você já tinha um jantar marcado com amigos? Pela internet você consegue assistir tudo na íntegra, com mais calma e no seu tempo.

E com este excesso de propagandas desesperadas por todos os lados, o consumidor começou um processo de “desprezo” para tudo que possa parecer “VENDA”. Hoje, vejo o consumidor como um cara irritado com esta invasão propagandística exacerbada, e aí o clima de descrença acaba crescendo ainda mais e as marcas e os produtos caem no descrédito, como empresas interesseiras, que só estão preocupadas em ver o seu dinheiro e não tem mais nada para oferecer. Podemos chegar à conclusão de que o excesso de informação causa na verdade escassez de atenção. Você já parou para pensar o que você vende e como você vende?

É por isso que hoje, consumidores estão optando por produtos e serviços com propósitos. Tudo tem que haver uma troca. Você que vende alimentos, está preocupado com todos os componentes de informação nutricional para seu consumidor ter mais qualidade de vida? Você que tem uma academia, oferece mesmo os melhores profissionais para supervisionar seus clientes, já que fazendo exercícios sozinhos eles certamente podem se lesionar? A sua empresa hoje está preocupada com ações sociais ou com o meio ambiente para tentar fazer deste mundo um lugar melhor para os filhos do seu público-alvo?

Todos sabem reclamar que o mercado está em crise, mas ninguém está preocupado em entender que as pessoas mudaram e estão exigentes. Ninguém mais fica sem voz com as redes sociais. Hoje o consumidor está preocupado com qualidade de vida e consequentemente com qualidade nas suas escolhas.

Por isso, VENDER NÃO VENDE MAIS!


Qual é o propósito do seu negócio hoje? Se você me responder que é apenas dinheiro, eu acho muito difícil a crise passar para você. Suas ações e seus sonhos devem falar mais alto dentro de tudo que você oferece hoje, sejam produtos ou serviços e sabe por que? O seu cliente sabe que nada que não é feito com amor e paixão, não é bom o bastante.

Sei que tudo isso que eu disse aqui é muito polêmico, mas eu gostaria de saber a sua opinião. O que você está pretendendo? Pense, e se quiser, deixe seu comentário! ;)

Renata Paz
Diretora de Criação e Planejamento da MegUp Propaganda
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi e Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes reúne mais de 17 anos de experiência na área de Criação e Planejamento.
Foi eleita como MELHOR PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO pelo Prêmio O ABC da Comunicação em 2015.
Conquistou 15 prêmios no ABC da Comunicação junto com sua equipe.